sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Preto e azul ou branco e dourado?

Oi gente,

estou realmente em falta com vocês, tenho andado muito sem tempo de postar, mas eis que agora estou aqui.

Desde ontem a noite as pessoas na internet estão criando o maior caos por causa de um vestido que ninguém define a cor ao certo, uns falam que é preto e azul, outros dizem que é branco e dourado, enfim a única certeza que eu tenho é que esse vestido é feio pra caramba e eu juro que não usaria ele fato!

Enquanto todos discutiam sobre a cor do vestido ontem, eu dormia, isso mesmo, fiquei sabendo desse buruçu todo hoje pela manha e confesso que quando olhei de cara vi que ele era branco e dourado, enxerguei essa cor durante toda parte do dia, mas fui observar agora a pouco e por incrível que pareça eu enxerguei azul e preto, ok não sou a Juliana, mas fiquei deeesmaiada, não entendi foi nada, mas vi uma matéria que foi publicada na sessão de ciências da revista Galileu e gostaria de compartilhar com vocês, assim acaba logo essa dúvida. AAAAH e antes de mais nada, gostaria de deixar bem claro que as cores do vestido são PRETO e AZUL. hahahaha.

"A luz entra nos olhos em forma de onda, com diferentes comprimentos de onda correspondendo a cores distintas. Essas ondas são enviadas para a retina, no fundo dos olhos, e depois transmitidas para o cortex visual, no cérebro. Essa área é responsável por traduzir esses sinais nas imagens que vemos, diferenciando umas cores das outras. Nesse processo, o cérebro descobre quais são as cores que são refletidas dos objetos para os quais você está olhando e tira esses tons das cores 'reais' do objeto. Ou seja, a visão 'joga fora' a informação sobre os tons que iluminam o objeto e fica apenas com a informação sobre os tons refletidos. "

"A explicação possível é que nós evoluímos para ver coisas sob a luz do dia. Mas essa mesma luz do dia possui tons diferentes, podendo variar desde o tom avermelhado do amanhecer, passando pelo azul do céu do meio dia e voltando para vermelho no por do sol. Então quando você olha para a foto do vestido, seu cérebro 'desconta' a luz do dia. Mas há uma grande gama de tons na luz do dia que podem ser descontados dessa mesma foto. Ou seja, o cérebro de uma pessoa pode 'tirar' os tons vermelhos e dourados e acabar com um vestido azul e preto. E o cérebro de outras pessoas pode tirar o tom azul e ver um vestido branco e dourado."



Espero que gostem, até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário